Artigos

DICAS DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM AR CONDICIONADO


Manter portas e janelas fechadas

O aparelho de ar condicionado possui um filtro de ar interno que dificulta a passagem de insetos, particulados e até fuligem de automóveis para o interior do edifício.

Deixando as janelas abertas, estas impurezas entram no ambiente, sem passar pelo filtro.

A filtragem de ar através do aparelho deixa de ocorrer como deveria.


Elimine as frestas

Não eliminar as frestas, é o mesmo que deixar a porta da geladeira aberta.
Frestas e janelas abertas fazem com que o aparelho de ar-condicionado tente refrigerar o ambiente externo também.
Isso faz com que o compressor do aparelho funcione por mais tempo, consumindo mais energia e o barulho do aparelho fica mais intermitente.

Regule a Temperatura

A principal finalidade do ar condicionado é propiciar conforto térmico às pessoas ou a equipamentos especiais.

A menos que sua sala possua computadores que necessitem de temperaturas baixas para trabalhar, se você está sentindo frio, está havendo desperdício de energia, pois o seu sistema de ar-condicionado está refrigerando mais do que o necessário.

Regule o termostato do ar-condicionado para uma temperatura onde você se sinta confortável no ambiente de trabalho. Normalmente no que se refere a temperatura de ar condicionado para sala de computadores um padrão de 23°C e 50% de umidade pode ser adotado. Mas isto é feito quando existe controle de temperatura e umidade do ar, realizado normalmente em sistemas centrais de ar condicionado. Se o condicionamento for realizado com aparelhos, de janela, "splits"ou "self", o controle restringe-se a temperatura.

Estes sistemas não controlam a umidade, mas esta chega a valores próximos aos 50% que mencionei. Nos manuais dos computadores está especificado a temperatura e umidade ideal para o uso desses equipamentos. No caso de estações de trabalho e/ou CPD mais sofisticados em que se exige uma maior confiabilidade do equipamento, cada instalação exige um estudo separado pois podem existir condições especiais do ar ambiente como níveis de particulado, velocidade do ar, número de renovações de ar na sala, etc..

Trocar ou limpar os filtros de ar regularmente e realizar a manutenção dos equipamentos de ar condicionado ajuda a economizar energia, pois quando o filtro está sujo e não há uma revisão constante do equipamento, o equipamento exigirá mais energia para manter a temperatura escolhida.

Espero que você tenha entendido. Se tiver dúvidas, pergunte.

Vamos economizar energia!
Economizar energia ajuda a preservar o meio ambiente.

Agora sim! Veja um bom exemplo de ar-condicionado sem frestas!

 







 
 
© Quality Clima | Rua Ambrósio do México, 278 – Pirituba - São Paulo - SP - 11 3974-8108 / 11 3971-2602